
Vinte servidores da Universidade Federal da Bahia, provenientes das áreas técnica e administrativa, foram diplomados no ensino Médio e no ensino Fundamental, dentro do Programa de Desenvolvimento para Qualificação Acadêmica da instituição. A celebração ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e, além dos formandos, contou com a presença de familiares e colegas de trabalho. Os servidores participantes têm entre 29 e 45 anos de atuação na instituição
Coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), o Programa é voltado para os servidores técnico-administrativos que desejam obter formação superior àquela exigida ao cargo que detém, podendo chegar até ao pós-doutorado. Para essa turma, o objetivo foi promover a retomada da escolarização formal, com inclusão e valorização dos servidores sem ensino Médio, propiciando formação no nível do Ensino Fundamental II e do próprio Ensino Médio.
Eles ocupam cargos como carpinteiros, vestiaristas, motoristas, eletricistas e marceneiros ou são auxiliares de agropecuária, de nutrição, de laboratório e de porteiro, além de operadores de máquinas copiadoras e garçons. Atuam tanto em áreas de Pró-Reitorias quanto no Hospital Universitário (HUPES), na Maternidade (MCO), nos Institutos de Geociências (IGEO) e de Saúde Coletiva (ISC). Se fazem presentes na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMEVZ) e nas Fazendas Experimentais de Entre Rios e de São Gonçalo dos Campos, entre outros órgãos.
Para o reitor da UFBA, Paulo César Miguez, cerimônias de formatura, que ocorrem semestralmente, no Salão Nobre da Reitoria, são momentos especiais, de muita alegria para a universidade, que cumpre seu papel, e de familiares que tanto contribuíram para aquele momento, “mas veja hoje a formatura dos nossos colegas, servidores que ficaram pelo meio do caminho na sua formação, tem um sentido ainda maior, mais forte, porque era inadmissível que em uma casa chamada universidade houvesse colaboradores, servidores, pessoas que dedicaram suas vidas com um carinho imenso por essa casa, não tivessem tido oportunidade de concluir o ensino Fundamental e o ensino Médio. Por isso celebramos essa formatura com muita emoção e alegria”
O Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas, Jeilson Barreto Andrade, salienta que a universidade, enquanto centro de formação de profissionais, por muitos anos não deu uma atenção adequada aos seus técnicos. Por essa razão foi diagnosticado, em 2025, na universidade, uma quantidade de colaboradores e trabalhadores que detinha apenas o ensino Médio incompleto e o ensino Fundamental incompleto. “Em 2022, fizemos uma parceria com Sesi para que esses servidores tivessem uma formação que pelo menos no nível Médio. O resultado obtido é estimulante e reforça o compromisso da universidade em formar e qualificar seus servidores”, destaca Jeilson.
A turma que se formou, iniciou os estudos em setembro de 2024 e finalizou agora em dezembro de 2025. Agora, outros 20 servidores continuam com a formação, prevista para concluir em 2026. Há também uma turma, voltada aos colaboradores terceirizados, que concluirá o curso também em 2026.
A mesa formada para o evento contou com as presenças do reitor Paulo Miguez; o pró-reitor Jeilson Andrade; a gerente de educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia, Gisele Freitas; a gerente da unidade Sesi Retiro, Luciana Abreu; a representante do Núcleo de Capacitação da UFBA, Eumara dos Santos; e a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos (Assufba) Virgínia Aragão.