O Museu de Arte Sacra da UFBA (MAS) realiza desde esta quarta-feira (20 de fevereiro de 2013) a exposição Memórias do Concílio de Trento: Elementos de Micro-história, iniciativa do artista e pesquisador Flavio Marzadro, aluno da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. A mostra no MAS está aberta à visitação pública das 11h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, até o dia 18 de março. Paralelamente a essa exposição acontece um ciclo de debates sobre o tema “A influência do Concílio de Trento na cultura brasileira”, com a participação de arquitetos, artistas plásticos, professores de Letras e religiosos, com todas as mesas mediadas por Flávio Marzadro, também no MAS, sempre das 14 às 17h.
O Concílio de Trento foi um acontecimento histórico na Igreja Católica, realizado entre 1545 e 1563, em reação à difusão do protestantismo na Europa, que promoveu uma grande mudança nas bases do catolicismo, chamada de Contra-Reforma. Para opor-se ao protestantismo, o concílio, convocado pelo papa Paulo III, emitiu numerosos decretos disciplinares e especificou claramente as doutrinas católicas quanto a seus dogmas além de regulamentos sobre as obrigações dos bispos.
A primeira mesa de debates acontece nesta quinta-feira (21 de fevereiro), com apresentação do padre marista Gilson Magno, que abordará o aspecto teológico e histórico do Concílio de Trento. No dia 27 de fevereiro será a vez dos professores Eugênio Lins e Luiz Cardoso debaterem a influência do concílio na arquitetura. Depois, no dia 6 de março, as professoras Neila Maciel (UFRB) e Mônica Farias (UFBA) tratarão dessa influência sobre as das artes plásticas. Por fim, no dia 13 de março os professores Maurício Matos e Nancy Vieira debaterão o subtema Subalternidades e Letras a partir da influência do Concílio de Trento. A participação de interessados é gratuita e, como se trata de uma atividade de extensão da UFBA, os participantes receberão certificados ao final dos encontros.
O Museu de Arte Sacra está instalado no antigo Convento de Santa Tereza, na Rua do Sodré, 276 – Centro Histórico de Salvador. Outras informações sobre a mostra e o ciclo de debates podem ser obtidas pelo telefone 2343-6511 ou através do site do MAS, no endereço www.museudeartesacradabahia.com.br.