A partir das 18h30 desta terça-feira (10/11), acontece a abertura da exposição "Ewald Hackler e a Cia de Teatro da UFBA", em homenagem aos 80 anos do diretor de teatro, Ewald Hackler. A mostra que estará na Galeria Nilda Spencer - foyer do Teatro Martim Gonçalves, localizado no Canela, celebra a carreira de Hackler que, além de ser professor titular aposentado da universidade, é cenógrafo, figurinista e iluminador.
A exposição é composta por um conjunto de 30 fotografias que apresentam alguns dos principais espetáculos dirigidos por ele, além de 04 maquetes que ilustram seu trabalho como cenógrafo, duas delas cedidas pelo Centro Técnico do Teatro Castro Alves. A mostra permanece aberta à visitação do público até o dia 22/11, com entrada gratuita.
Sobre Ewald Hackler
Nascido em 1935, na cidade de Oberndorf, Alemanha, chegou à Bahia em 1969 e naturalizou-se brasileiro em 1975. Iniciou a carreira como cenógrafo no Teatro Castro Alves e em 1973, começou a lecionar na Escola de Teatro da UFBA. Ao longo de sua trajetória, obteve uma série de prêmios nacionais e internacionais, em reconhecimento aos seus trabalhos realizado no teatro.
Possui graduação em Letras Germânicas e Teoria em Teatro pela Universität zu Köln (1961), mestrado em Arte Dramática, pela University of California System (1981) e doutorado em Teatro pela University of California System (1983). Professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção e Cenografia, atuando principalmente nos seguintes temas: direção teatral, teatro, encenação, leitura dramática e interpretação. Orientou duas teses ganhadoras do Prêmio Capes de Tese. Em 2013, "Martim Gonçalves - Uma Escola de Teatro contra a Província", de Jussilene Santana do Nascimento Gadelha; e, em 2014, "Práxis cênica como articulação de visualidade: a luz na gênese do espetáculo, de Eduardo Augusto da Silva Tudella.